Os vereadores são um pouco mais conhecidos pelos eleitores pois, em ano eleitoral, conseguem com a prefeitura alguma obra e deixam avisos na vizinhança do seu “esforço” para obter aquela melhoria.
Fora isso, quase nenhum eleitor conhece os vereadores eleitos e muito menos o que fazem e quais são as suas principais atribuições e responsabilidades. Até aqui esta afirmação é acaciana e não cabe enumerar as costumeiras razões para esse desconhecimento.
Antes de sugerir qualquer ato novo, um representante do GRITA! descreveu brevemente a experiência ao assistir somente a uma reunião extraordinária na Câmara dos Vereadores de Curitiba, capital do Paraná, quando se discutia uma pauta sobre eleição dos conselheiros tutelares.
Não cabe aqui comentar o tema em pauta e, sim, o modo de trabalho da plenária ouvindo as partes, a mesa diretora controlando o tema proposto para a votação, os tempos de cada um, os diversos discursos das partes e, principalmente, os dos vereadores inscritos. Também foi possível observar aqueles edis sentados nas suas bancadas.
Em resumo, foi marcante perceber poucos vereadores que se mantiveram no tema e no tempo, melhor, somente uma vereadora. Alguns com muitas falas sem dizer nada sobre o assunto, esgotando o tempo e também a paciência de quem estava prestando atenção. Por fim, alguns vereadores mais ideológicos distorceram o que se discutia. Nas bancadas, alguns vendo celular, outros lendo alguma coisa aparentemente fora do assunto.
Esta foi uma participação do GRITA! em Ação para melhor observar como bons vereadores agem e com isso contribuir para as principais pautas do Movimento. Estas farão parte da comunicação aos eleitores e na composição de uma galeria de candidatos pautados em atitudes éticas e construtivas para as demandas dos habitantes no município.
É bom ressaltar que os bons vereadores que se destacam serão os futuros deputados estaduais, deputados federais e senadores com uma profunda experiência muito mais próximas das pessoas. Os atuais parlamentares estão propondo agora votar no Congresso o vergonhoso aumento do fundo eleitoral para 6 bilhões de reais para as campanhas eleitorais municipais em detrimento do precário atendimento à saúde, à educação e à segurança que aflige uma grande maioria da população.
Mais um ponto: você, eleitor, contrataria uma diarista ou uma cuidadora de crianças sem ter referências sobre se ela já roubou ou praticou alguma agressão a filhos em outras residências? No final é isso que os eleitores fazem escolhendo sem referências os seus representantes. Depois não adianta lamentar. É bem isso que o GRITA! quer fazer: Identificar bons candidatos em alguns municípios, com a parceria do VoteNet, compromissados com pautas estabelecidas por estas entidades e disponibilizar uma galeria dos bons candidatos, como você gostaria de ver para contratar sua diarista ou cuidadora de crianças.
Para concluir, uma sugestão do GRITA! : que as pessoas invistam algumas poucas horas em apenas uma sessão deliberativa da Câmara dos seus municípios e verifiquem quem é quem. Vale uma comparação com as costumeiras promessas das suas campanhas. Procurar identificar os melhores é fácil porque são poucos, ainda.
Outra sugestão: como é feito em países mais democráticos, que houvesse visitas dos alunos depois de uma aula de cidadania explicando o funcionamento de uma Câmara Municipal e sua razão de existência. Uma fonte para um laboratório de cidadania e, porque não, trabalho voluntário para jovens. O GRITA! irá levar estas sugestões para vereadores de melhor destaque e que certamente farão coro com os movimentos na missão de identificar bons candidatos ao cargo de vereador.