Os educados para a cidadania vão identificar os interesses subjacentes a falas, pregações, postagens. Identificando valor, exercerão a adesão e se tornarão seguidores, coisa que os hilários não conseguem fazer
Um exemplo de polarização é a elétrica, que produz benefícios reconhecidos, com o cuidado que previna um indesejado e perigoso choque.
Na política a polarização é um grande destruidor do senso crítico!
Senso crítico é a capacidade que pessoas conseguem desenvolver através do estudo de temas diversos com um olhar atento para as coisas que acontecem. As “pessoas polarizadas” abominam esta atitude, embora se considerem críticas aos que se posicionam do outro lado.
Natural que tenhamos admiração por aquilo que uma pessoa influente fala ou escreve e que concordemos com o que prega dentro da sua lógica. Acabamos “seguidores”. Nada mais natural partindo do ser humano. Ocorre que, para aumentar a audiência, o “influenciador empoderado” procura deter a verdade ou o conhecimento do caminho a ser percorrido, contrapondo-se a outras linhas de pensamento ou de liderança, consideradas maléficas, levando os incautos seguidores à polarização, desprovidos do senso crítico. São líderes do padrão “salvadores da pátria”.
Na Psicologia existem estudos sobre as conexões entre pessoas, algo como neurônios espelhos. É comum vermos uma pessoa influente andando acompanhada por adeptos, em geral sorrindo. Em fotos sempre presentes os famosos papagaios de pirata. São os hilários que defendem o seu líder com toda a sua energia e combatem outros que venham contrariar o seu senhor ou senhora. Aqueles educados para a cidadania irão procurar identificar os interesses subjacentes a falas, pregações, postagens, etc. Em identificando valor exercerão a adesão e se tornarão seguidores, coisa que os hilários não conseguem fazer.
Nas redes sociais estas manifestações aparecem via likes e comentários. Nada de ruim nisso. Uma forma de verificar como anda o senso crítico das pessoas: coloque uma postagem inteligente e verificável contrariando os demais do grupo sobre um dos lados da polarização, seja de líderes, seja de ideologia, por exemplo esquerda e direita. Rapidamente terá perdas nas suas amizades e afastamento de familiares. Logo será classificado como uma pessoa tóxica, situação difícil de aguentar.
Isso acontece em qualquer agrupamento de pessoas onde se discute política.
Questiona-se se a associação é de direita ou de esquerda, se é capitalista ou socialista.
Observe-se os países nórdicos. São socialistas ou capitalistas? Ao estudar os seus sistemas de governo com mais profundidade eles são capitalistas na medida da necessidade de desenvolvimento econômico e são socialistas na medida da necessidade do seu bem-estar e segurança dos seus habitantes. São considerados capitalistas com viés socialista, em equilíbrio crítico, de forma a manter o estado de coisas consideradas essenciais pelos seus cidadãos.
E você, como se considera diante das fortes polarizações presentes na política no Brasil e mundo afora?