O País que Odiava o Futuro Cap. V

O País que Odiava o Futuro Cap. V

O dilema municipal, mamar ou crescer?

A FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) publica um índice que indica o grau de autonomia que um Município no Brasil consegue com a arrecadação própria. Este índice é calculado como:

(receita local – custos da estrutura administrativa) / (receita corrente líquida)

O resultado classifica o município em uma de 4 categorias no quesito “Gestão Fiscal – Autonomia”:

  • crítica se for menos que 0,4
  • difícil se estiver no intervalo entre 0,4 e 0,6
  • boa se estiver no intervalo entre 0,6 e 0,8
  • excelente se for maior que 0,8

Atribuindo cores vermelho, amarelo, verde e azul para estas categorias e representando cada município com sua cor num mapa do Brasil resulta a ilustração abaixo:

A primeira visão que se tem do Brasil, atribuindo uma cor a cada um dos seus 5.570 municípios, é que se trata de um país dividido: a zona verde-azul é onde estão os municípios “adultos” (34.9%), e a zona vermelha-amarela é onde estão os municípios que não podem largar o seio materno (63.2%). É neste ponto que entra em cena o Fundo de Participação dos Municípios. Neste ano de 2023, estão previstos 146 bilhões de reais da receita nacional para serem distribuídos aos municípios. Para a zona vermelho-amarelo, um alimento essencial.

Dos 5.570 municípios, 3.520 têm nível de autonomia crítico ou difícil (63,2%). Isto quer dizer que sua arrecadação local serve apenas para dar continuidade à estrutura administrativa incluindo-se aí a Câmara Municipal. Nada sobra para melhoria nos serviços públicos.

Se a pátria-mãe de todos os municípios não cuida de seu próprio desenvolvimento há décadas como poderia ter educado os seus pequenos para que não fizessem o mesmo? Mas ela agora se movimentou e se propõe a implantar uma Reforma Tributária, proposta há 30 anos atrás. Pela complexidade do tema difícil prever como irá ficar a distribuição de cores.

De qualquer modo, as Câmaras de Vereadores precisam ver nesta importante mudança das regras tributárias uma oportunidade para revisão dos planos diretores de suas cidades e suas estratégias. Um novo patamar de diálogo precisa ser estabelecido com a mãe-Brasil.

Mamar ou crescer é um falso dilema para a administração municipal.

Escrito por:

user
Luiz Maria Esmanhoto
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Compartilhe:

Leia Mais

TT VOTO DIGITAL

A proposta do GRITA! sobre o VOTO DIGITAL CERTIFICADO repercutiu nos três poderes da República, e alguns dos conceitos já valem para 2022. Apresentamos agora, a Versão 2 de nosso White Paper, onde propomos melhorias ainda mais relevantes, para futuras atualizações do processo eleitoral brasileiro.

UMA POLÍTICA MODERNA PARA O BRASIL

O ensaio propõe a adoção de uma POLÍTICA MODERNA iniciando-se com a melhoria gradativa, contínua e consistente da qualidade da representação da sociedade nas várias instâncias dos poderes legislativos, principalmente no Congresso Nacional.

Mande Sua Mensagem

Cadastro de Eventos

Nome do Evento
Status
Descrição do Evento
Galeria do Evento
Maximum file size: 3 MB
Vídeos do Evento
Documentos do Evento
Mandato

Sucesso!

Sucesso!

O País que Odiava o Futuro Cap. V
No data was found

Adicione Evento

Nome do Evento
Status
Descrição do Evento
Galeria do Evento
Maximum file size: 3 MB
Vídeos do Evento
Documentos do Evento
Mandato

Adicione Mandato

Nome do mandato
Tem a Chancela do GRITA?
Status
Descricao
Galeria do Mandato
Maximum file size: 1 MB
Pessoa
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?