sobre o grita!

História

O GRITA! foi fundado a partir da indignação de 4 engenheiros do ITA, formados em 1964, que resolveram fazer de sua indignação uma Plano de Ação de Cidadania.

Em março de 2020, exatamente há 1 ano atrás, escreveram três Cartas Abertas aos Três Poderes, enviando algumas centenas delas a todas as autoridades listadas como tal. Descobriram que escrever “cartas abertas” era anacrônico e inútil. Mas, ao redigirem-nas, emergiu uma conclusão: havia um dos Poderes que foi identificado como a raiz de todos os nossos males crônicos, quer eles fossem políticos, econômicos ou sociais: o Poder Legislativo.

Inicialmente apresentamos esta ideia à comunidade dos engenheiros do ITA, e logo depois para a sociedade em geral. Hoje, nos modernizamos, reunimos competências em comunicações e uso das mídias sociais, e temos um sonho:

reconstruir nosso Brasil destruído a partir de um Congresso que seja de fato representante do Povo.

hoje

O movimento GRITA! é uma organização civil, mantida por doações, sem fins lucrativos,  apartidária, perene e dedicada à melhoria contínua do Poder Legislativo nos três níveis: Federal, Estadual e Municipal.

Seu objetivo é identificar e eleger uma Bancada GRITA! para todas as eleições legislativas que vierem a ocorrer no Brasil, sejam elas Federais, Estaduais ou Municipais.

Para as eleições do Congresso em outubro de 2022 o objetivo é identificar e eleger uma Bancada GRITA!, de pelo menos 150 Deputados e 35 Senadores, que se apresentem como candidatos independentes de siglas partidárias. Seu plano de atuação, se eleitos, será previamente conhecido dos eleitores e formalmente anunciado como pauta obrigatória da Bancada. Com esta Bancada o GRITA! pretende:

  1. Fazer a diferença na aprovação das pautas internas do Congresso tanto na Câmara como no Senado
  2. Fazer a diferença pela qualidade de sua atuação que tem por base compromissos previamente conhecidos dos eleitores e pertencentes à pauta obrigatória quando de sua campanha.
  • Baixar Estatuto

nossa missÃO

  • ZMissão

O GRITA! foi fundado a partir da indignação de 4 engenheiros do ITA, formados em 1964, que resolveram fazer de sua indignação uma Plano de Ação de Cidadania.

  • ZVisão

O GRITA! foi fundado a partir da indignação de 4 engenheiros do ITA, formados em 1964, que resolveram fazer de sua indignação uma Plano de Ação de Cidadania.

nossos valores

UMA ÚNICA NAÇÃO

Saiba Mais
  • Se somos uma única Nação não podemos tolerar a existência do Foro Privilegiado para políticos, que os torna cidadãos diferentes dos demais brasileiros
  • Do mesmo modo, devemos exigir igualdade de oportunidades para todos os cidadãos brasileiros 

DEMOCRACIA

Saiba Mais

A representação popular no Legislativo é intermediada por partidos (33 atualmente). Esta representação perdeu o significado, os partidos não representam mais desejos do Povo mas sim a mera divisão do butim sistemático do erário em benefício de oligarquias organizadas e travestidas de Partidos Políticos. O GRITA! irá propor a redução dos Partidos em função das grandes correntes políticas vivas na tradição Ocidental.

ELEIÇÕES LIVRES

saiba mais

A Bancada GRITA! abrirá a legislatura já tendo definido alguns projetos de lei que deverão ser colocados em votação. Estes projetos de lei podem ter duas origens: as “gavetas” do Congresso onde boas ideias podem estar trancadas por interesses escusos, geralmente, ou anteprojetos novos que foram formulados pelo GRITA! em grupos de estudos por especialistas qualificados.

time do grita!

Conselho

Diretoria

vídeo

cadastro

Informe-se sobre nossas ações e campanhas.