sobre o grita!

História

O GRITA! foi fundado a partir da indignação de 4 engenheiros do ITA, formados em 1964, que resolveram fazer de sua indignação uma Plano de Ação de Cidadania.

Em março de 2020, exatamente há 1 ano atrás, escreveram três Cartas Abertas aos Três Poderes, enviando algumas centenas delas a todas as autoridades listadas como tal. Descobriram que escrever “cartas abertas” era anacrônico e inútil. Mas, ao redigirem-nas, emergiu uma conclusão: havia um dos Poderes que foi identificado como a raiz de todos os nossos males crônicos, quer eles fossem políticos, econômicos ou sociais: o Poder Legislativo.

Inicialmente apresentamos esta ideia à comunidade dos engenheiros do ITA, e logo depois para a sociedade em geral. Hoje, nos modernizamos, reunimos competências em comunicações e uso das mídias sociais, e temos um sonho:

reconstruir nosso Brasil destruído a partir de um Congresso que seja de fato representante do Povo.

hoje

O movimento GRITA! é uma organização civil, mantida por doações, sem fins lucrativos,  apartidária, perene e dedicada à melhoria contínua do Poder Legislativo nos três níveis: Federal, Estadual e Municipal.

Seu objetivo é identificar e eleger uma Bancada GRITA! para todas as eleições legislativas que vierem a ocorrer no Brasil, sejam elas Federais, Estaduais ou Municipais.

Para as eleições do Congresso em outubro de 2022 o objetivo é identificar e eleger uma Bancada GRITA!, de pelo menos 150 Deputados e 35 Senadores, que se apresentem como candidatos independentes de siglas partidárias. Seu plano de atuação, se eleitos, será previamente conhecido dos eleitores e formalmente anunciado como pauta obrigatória da Bancada. Com esta Bancada o GRITA! pretende:

  1. Fazer a diferença na aprovação das pautas internas do Congresso tanto na Câmara como no Senado
  2. Fazer a diferença pela qualidade de sua atuação que tem por base compromissos previamente conhecidos dos eleitores e pertencentes à pauta obrigatória quando de sua campanha.
  • Baixar Estatuto

nossa missÃO

Contribuir com o desenvolvimento político, econômico e social do Brasil através da continuada melhoria da qualidade e ação dos representantes do Povo, eleitos para os três níveis de representação, no País, no Estado e no Município.

Ser uma Força Eleitoral apartidária reconhecida por indicar candidatos éticos e conhecedores de nossos problemas. Em cada ciclo eleitoral estes candidatos irão se comprometer antes das eleições a uma pauta estabelecida pelo Movimento GRITA!, e serão indicados ao eleitores como candidatos portadores do “Selo GRITA!”.

Acompanhar e avaliar permanentemente os legisladores e exigir deles a promoção das pautas acordadas.

nossos valores

UMA ÚNICA NAÇÃO

Saiba Mais
  • Se somos uma única Nação não podemos tolerar a existência do Foro Privilegiado para políticos, que os torna cidadãos diferentes dos demais brasileiros
  • Do mesmo modo, devemos exigir igualdade de oportunidades para todos os cidadãos brasileiros 

DEMOCRACIA

Saiba Mais

A representação popular no Legislativo é intermediada por partidos (33 atualmente). Esta representação perdeu o significado, os partidos não representam mais desejos do Povo mas sim a mera divisão do butim sistemático do erário em benefício de oligarquias organizadas e travestidas de Partidos Políticos. O GRITA! irá propor a redução dos Partidos em função das grandes correntes políticas vivas na tradição Ocidental.

ELEIÇÕES LIVRES

saiba mais

Não temos eleições livres. Elas são manipuladas pelo partidos para garantir sua perpetuidade. A cada ciclo eleitoral inventam regras para que o poder continue com os mesmos donos. Começa pelo financiamento das campanhas, segue pela procura de puxadores de votos na ocasião, ou ainda, quotas casuísticas e termina em campanhas enganosas. O melhor indicador disso: na composição dos 513 Deputados Federais eleitos em 2018, apenas 6% deles foram eleitos com votos próprios.

time do grita!

Conselho

Diretoria

vídeo

cadastro

Informe-se sobre nossas ações e campanhas.