Institucional

Nós, Eleitores Vamos Reconstruir o Congresso por Dentro!

Precisamos Trocar os Atuais Inquilinos!

O CONSERTO DO BRASIL COMEÇA AQUI!


História

O GRITA! foi fundado a partir da indignação de 4 engenheiros do ITA, formados em 1964, que resolveram fazer de sua indignação uma Plano de Ação de Cidadania.

Em março de 2020, seus fundadores escreveram três Cartas Abertas aos Três Poderes, enviando algumas centenas delas a todas as autoridades listadas como tal. Descobriram que escrever “cartas abertas” era anacrônico e inútil. Mas, ao redigirem-nas, emergiu uma conclusão: havia um dos Poderes que foi identificado como a raiz de todos os nossos males crônicos, quer eles fossem políticos, econômicos ou sociais: o Poder Legislativo.

Inicialmente apresentamos esta ideia à comunidade dos engenheiros do ITA, e logo depois para a sociedade em geral. Hoje, nos modernizamos, reunimos competências em comunicações e uso das mídias sociais, e temos um sonho: reconstruir nosso Brasil destruído a partir de um Congresso que seja de fato representante do Povo.

Cartas Aberta aos Poderes da República

Missão

Contribuir com o desenvolvimento político, econômico e social do Brasil através da continuada melhoria da qualidade e ação dos representantes do Povo, eleitos para os três níveis de representação, no País, no Estado e no Município.

Ser uma Força Eleitoral apartidária reconhecida por indicar candidatos éticos e conhecedores de nossos problemas. Em cada ciclo eleitoral estes candidatos irão se comprometer antes das eleições a uma pauta estabelecida pelo Movimento GRITA!, e serão indicados ao eleitores como candidatos portadores do “Selo GRITA!”

Acompanhar e avaliar permanentemente os legisladores e exigir deles a promoção das pautas acordadas.

Valores

Uma Única Nação

Se somos uma única Nação não podemos tolerar a existência do Foro Privilegiado para políticos, que os torna cidadãos diferentes dos demais brasileiros.

Do mesmo modo, devemos exigir igualdade de oportunidades para todos os cidadãos brasileiros.

Eleições Livres

A cada ciclo eleitoral partidos alteram as regras para que o poder continue com os mesmos donos. Começa pelo financiamento das campanhas, segue pela procura de puxadores de votos na ocasião, ou ainda, quota casuísticas e termina em campanhas enganosas.

Democracia

A representação popular no Legislativo perdeu o significado, os partidos não representam mais desejos do Povo mas sim a mera divisão do butim sistemático do erário em benefício de oligarquias organizadas e travestidas de
Partidos Políticos.

O GRITA! irá propor a redução dos Partidos em função das grandes correntes políticas vivas na tradição Ocidental.

Congresso_nacional.jpg
pracapoderes
BrasiliaEmConstrucao 01

Manifesto GRITA!

Democracias modernas conhecem apenas uma Única Via: eleger um Congresso dedicado ao equilíbrio dinâmico entre forças que reiteradamente pendulam entre o papel regulador do Estado e o os direitos do Cidadão.

O Congresso brasileiro perdeu a autoridade de ser o fiel desta balança. Os embates das grandes questões deram lugar a despudoradas disputas paroquiais em torno de cargos e verbas. Nossos indicadores sociais e econômicos mostram que o caos avança. E as propostas, infelizmente, são mais do mesmo: voltamos a acreditar no Salvador da Pátria.

Conselho

Diretoria

A GRANDE ILUSÃO

2022, FIM DA MONARQUIA

A disputa eleitoral para escolha do Presidente da República parece monopolizar toda a energia do eleitorado. A eleição para Deputados Federais e Senadores quase passa em branco. Esta atitude é um grande equívoco e tem consequências desastrosas.

2022, FIM DA REALEZA

Descreve o Poder Legislativo a partir da Lei Áurea e as omissões no amparo aos ex-escravos. As omissões políticas que se seguiram criaram distorções que perduram até hoje no Brasil contemporâneo. 

2022, O ELEITOR QUE SABIA DEMAIS

O eleitor que não troca seu voto por ilusões, e sabe que para a Democracia é mais importante escolher um representante do que o Presidente. 

Material para Download

Manifesto GRITA!
Manifesto GRITA!
Manifesto por uma Política Moderna - 21/03/2022
Publicado em: 01/08/2022
Think Tanks
Think Tanks
Estudos para Pauta GRITA!
Publicado em: 31/07/2022
White Paper
White Paper
Voto Digital Certificado
Publicado em: 31/07/2022
Veja Mais