Movimento GRITA!
Evolução pelo Voto
Em temporada de eleições encontre aqui listas de bons candidatos ao Poder Legislativo
Eleições Nacionais: candidatos a Senador, a Deputado Federal e a Deputado Estadual
Eleições Municipais: candidatos a Vereador
Fora do período de campanhas, participando da Associação GRITA!, você pode ajudar a estabelecer os compromissos que os bons candidatos devem assumir em sua campanha e cumprir em sua agenda se eleitos.
Live Especial do GRITA!
Miguel Abuhab
Engenheiro mecânico formado pelo ITA, fundador da Datasul, empresa de software que veio a ser a maior empresa de ERP do Brasil, tendo implementado sistemas fiscais em mais de 4.000 empresas.
Luiz Carlos Hauly
Foi deputado federal pelo Paraná durante sete mandatos e secretário da Fazenda durante os governos Alvaro Dias e Beto Richa, além de prefeito e vereador de Cambé. Com a cassação de Deltan Dallagnol, acabou assumindo seu oitavo mandato na Câmara dos Deputados. A aprovação da Reforma Tributária continua sendo o seu maior desafio como parlamentar.
Jackson Vasconcelos
Economista pela Universidade Católica de Brasília, especializou-se em estratégia e ciência política. Funcionário do Banco do Brasil por 26 anos, atuando como assessor parlamentar do Banco. Desde 1999, tem empresa de consultoria dedicada a traçar estratégia para campanhas eleitorais e gestão de mandatos.
Primeira Bancada GRITA!
ELEITOS PARA MANDATO INICIADO EM JANEIRO-2023
Eleições para o Congresso
Economia estagnada? Difícil arranjar emprego? Você vai novamente apostar que a escolha do Presidente é a solução? O vídeo “Que Reis são Esses?” é um convite para pensar de outro modo.
Acompanhe o Movimento GRITA! para saber como os clãs que dominam o Congresso Nacional travam a economia brasileira há mais de 50 anos.
Porque associar-se ao GRITA!
Siga o Movimento GRITA! para saber em quem votar para renovar o Congresso em 2026.
O Movimento GRITA! afirma que a solução das demandas dos brasileiros – por emprego, renda, justiça, segurança, educação, saúde – está no Poder Legislativo.
Novas Assembleias Estaduais e um novo Congresso serão escolhidos a partir de outubro de 2026. Escolhidos por você, eleitor. É sua oportunidade de ver melhorias contínuas nos problemas crônicos que se repetem há dezenas de anos!
Desta vez faça diferente, associe-se ao GRITA! e procure desde agora os possíveis candidatos ao Congresso e à Câmara de seu Estado.
Contagem Regressiva para um Novo Congresso
Evolução pelo Voto
Eleições Municipais
Sua cidade tem estes mesmos problemas há muito tempo?
Pois em 2024 os eleitores podem mudar isso. Mude sua cidade mudando sua atitude. Escolha primeiro o vereador em quem vai votar. Só depois escolha em quem votar para Prefeito.
O Movimento GRITA! afirma que a solução das demandas de uma cidade começa na Câmara dos Vereadores. E, uma nova Câmara vai ser eleita a partir de 03 de outubro de 2024. É sua oportunidade de colaborar com sua cidade e ver melhorias contínuas na qualidade de vida! Desta vez faça diferente, procure desde agora os possíveis candidatos a vereador
Contagem Regressiva para as Eleições Municipais
A Prática da Política Moderna
Movimento INDEPENDENTE DE PARTIDOS para promover um conserto no Poder Legislativo.
Pré-candidatos Selo GRITA!
Lista de pré-candidatos comprometidos com a pauta que dará início ao conserto o Legislativo.
Blog do GRITA!
Jornal de comunicação com os eleitores e Associados do GRITA! com foco nas eleições legislativas do momento.
em Ação
Candidatos Selo GRITA!
A cada ciclo eleitoral os candidatos ao Legislativo comprometidos publicamente com a pauta GRITA! serão cadastrados. O foco é a eleição para Senadores e Deputados Federais. Os dados destes candidatos estarão disponíveis aos 150 milhões de eleitores pela internet a partir de uma plataforma mantida pelo GRITA!, acessível após a oficialização das candidaturas. Os eleitos serão reconhecidos como participantes da Bancada GRITA! A plataforma NÃO terá candidatos a cargos no Poder Executivo.
Observatório GRITA!
Os candidatos apoiados pelo GRITA!, quando eleitos, serão acompanhados por Associados designados para esta finalidade, fiscalizando o compromisso com a pauta formalmente assumido. O resultado será uma pontuação pública que poderá ser divulgada nas mídias sociais ou em eventos do GRITA!. O mandatário perderá a chancela caso não se mostre proativo para com os compromissos assumidos, ou ainda, leniente com adversários. Seu nome será incluído na Lista de Perdedores do Selo do GRITA!.
Think Tanks GRITA!
Os Associados do GRITA! organizam e participam de grupos de estudos de problemas brasileiros e registram suas conclusões em documentos públicos. Pretende-se que sirvam de referência para a atividade política do movimento. A pauta exigida para candidatos ao Congresso a serem apoiados pelo GRITA! foi gestada desta forma. A capacitação prévia dos Associados é aproveitada para que seus trabalhos sejam suporte qualificado a Deputados e Senadores. Os documentos finais são públicos.
QUESTÕES DE REPRESENTATIVIDADE
Falta proporcionalidade
Democracias estáveis são instituições garantidas pela representatividade. Isto é, os eleitores sabem quem são os Deputados e Senadores que melhor o representam.
No Brasil, a ocupação das 513 cadeiras na Câmara são deturpadas pela existência de 32 partidos (não existem 32 ideologias!) mantidos pelo Governo e artifícios na contagem para decidir quem é eleito (por exemplo, puxadores de votos podem eleger candidatos inexpressivos).
Não se tem sequer critérios lógicos, como atribuir o número de cadeiras a cada Estado proporcional a indicadores econômicos como PIB, PIB per capita, arrecadação para a Federação, ou indicadores sociais como população ou IDH.
Conclusão: os eleitores desconhecem seus representantes e perdem confiança no Congresso e, por fim, na Democracia.
Um exemplo simples está ilustrado no gráfico a seguir. Ao lado de cada Estado aparece o número de suas cadeiras no atual Congresso. O gráfico ilustra para cada Estado quantas cadeiras a mais ou a menos deveria ter se a proporção da população fosse seu parâmetro regulador.
O Processo que decide quem é eleito não é para amadores
Temos tudo para ter a uma democracia vibrante: recursos financeiros para as campanhas (R$6bi), partidos para todos os gostos (33), parlamentares entre os mais bem remunerados no mundo e com acesso direto a fatias generosas do orçamento.
Só nos falta como eleitores olhar com mais cuidado em quem votamos.
A maioria critica o processo de eleições proporcionais, válida para deputados e vereadores. Mas ele tem sua lógica. Não é simples, mas tem (vide o esforço do TSE em seu site).
O resultado deste processo com lógica, mas inexplicável, em rápidas palavras é que 61% dos eleitores votam em alguém que não vai estar na lista dos eleitos.
Fonte: Estatísticas elaboradas pelo VoteNet
Ao final, temos uma “democracia não representativa” pela ótica do eleitor.
O chamado “Voto Distrital” é boa prática que muitos países adotam para a eleição de Deputados. Rever o modelo eleitoral praticado no Brasil faz parte das pautas do Grita!.
Este tema é muito relevante para a democracia brasileira. Uma seção no “Blog” está reservada para artigos e opiniões sobre práticas bem sucedidas em outros países.
Pautas GRITA!
Fim do foro privilegiado
para que todos sejam iguais perante a lei
Início de execução da pena imediatamente após julgamento em segunda instância
para que não se use do poder financeiro para retardar a Justiça
Ficha limpa obrigatória para candidatos e mandatários
para que não se tenha como representantes do Povo cidadãos que não respeitam a lei
Fim do financiamento de partidos e revisão do modo de financiar campanhas eleitorais com recursos públicos
para que haja o fortalecimento de partidos ideológicos e candidatos defensores de suas ideias
Alteração da legislação que decide sobre quem são os candidatos eleitos
para melhorar a representatividade da vontade expressa pelos eleitores
E as Bandeiras?
Não Entram nas Pautas?
O GRITA! está focado na reforma política. Enquanto os eleitores não se sentirem representados é ocioso querer exigir bandeiras, em geral associadas a partidos. Primeiro, é preciso que os eleitores usem o poder do voto para fazer uma grande reforma política. Aí teremos certeza. As discussões de “bandeiras” e programas serão para valer, e não momentos midiáticos que só servem para reeleger pessoas que não nos representam.
As Bandeiras dos candidatos, poderão ser consultadas na Galeria GRITA!.
Nosso Objetivo
Bancada Pluripartidária GRITA!
150 Deputados
100 Deputados de primeiro mandato + 50 reeleitos
21 Senadores
14 Senadores de eleitos em 2022 + 7 entre os que continuam o mandato
Afinal, é Possível Consertar o Brasil?
O conserto do Brasil só depende de um CONGRESSO RENOVADO. Comprometido com a ética e com a representatividade conforme exigidas pela pauta GRITA!.