Análise sobre Reforma Tributária
Reforma Tributária e outros temas de grande relevância carecem de aprovação neste final da peleja: LDO, orçamento 2024, tributações adicionais sobre isso ou aquilo, uma inusitada negociação envolvendo isenções de crédito de ICMS tirada do fundo do baú, aprovação de indicações para funções constitucionais constituem moeda de troca para o encerramento deste 2023.
O bom velhinho se vê diante de pedidos de verbas substanciosas para Emendas Parlamentares e Fundos Eleitorais. Consequência da interrupção dos financiamentos de campanhas pela iniciativa privada? Do fim do orçamento secreto? Do apetite das Lideranças e Partidos? Do Presidencialismo de Cooptação? Papai Noel no corner, enrubescido, faz o quê? Percebe o naco que distribuirá aos pequeninos se apequenando.
E pensa “o pior é que as consequências virão depois”. Fazer o quê diante de um Congresso que se arvora do orçamento público descaradamente? Tudo faz crer que a Reforma Tributária será promulgada recheada de benesses já conhecidas.
A Reforma se mantém necessária para um futuro melhor. Talvez uma ou outra supressão de benesses com grande alarde?
Papel Noel dirá: Que seja essa a última vez! Nos presentes usuais anexará um bilhete: Ensinem seus pais a votarem em bons candidatos, íntegros, probos, em favor de seus representados.
Feliz Natal a todos!
Próspero Ano Novo está difícil de desejar.