O País que Odiava o Futuro cap.II

O País que Odiava o Futuro cap.II

Capítulo II

“Elementar, meu caro Watson!”

Em princípio, um orçamento de Governo não é conceitualmente diferente de um orçamento de empresas privadas. A regra maior é distinguir entre “custeio”, a manutenção do que já existe, e “investimento”, a parcela destinada para inovação e aumento de produtividade. De maneira geral, é apenas o custeio que toma conta da agenda da maioria dos deputados, senadores e, portanto, da mídia.

As mensagens aos eleitores agora invariavelmente começam com “vamos investir” (se for parlamentar da situação) ou “não teremos como investir” (caso seja oposição), seguidas de qualquer setor ou pauta predileta. Mas, “vamos investir” é força de expressão, eles querem dizer “vamos gastar”. 

Quando se investe, pretende-se num futuro próximo produzir algo melhor do que aquilo que já se tem, porém, consumindo menos recursos. Entretanto, o Brasil tem sua produtividade estagnada há décadas. Logo, não existe predisposição política para “investir”. Segundo um estudo publicado pela “Fundação Getúlio Vargas”, olhando uma série histórica desde 1947, pode-se ver a insignificância atual dos investimentos do Governo como % do PIB. Atualmente seria da ordem de 2,53% do PIB.

Se existisse, de fato, interesse em melhorar as condições sociais e econômicas do país veríamos muitos debates sobre órgãos de fomento como o FINEP e similares. A maioria dos parlamentares nada dizem sobre tais agentes de mudança pois não distinguem “custo” de “investimento”. Mais preocupados com orçamentos secretos e ingerência no Executivo são eles que determinam a estagnação da produtividade, há décadas. Nada dizem sobre os agentes que existem no Brasil para construir o futuro.

– Sem investimentos, o futuro apenas repete o passado, comentou Dr. Watson

– Elementar, meu caro Watson! respondeu prontamente Sherlock Holmes.

Escrito por:

user
Raphael
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Compartilhe:

Leia Mais

Polarização na Política

Os educados para a cidadania vão identificar os interesses subjacentes a falas, pregações, postagens. Identificando valor, exercerão a adesão e se tornarão seguidores, coisa que

Os Efeitos Perversos do Voto Monocrático

A população precisa manifestar admiração e confiança no Poder Judiciário, que detém a prerrogativa da última palavra. Infelizmente, não é isso que se observa Por que

Mande Sua Mensagem

Cadastro de Eventos

Nome do Evento
Status
Descrição do Evento
Galeria do Evento
Maximum file size: 3 MB
Vídeos do Evento
Documentos do Evento
Mandato

Sucesso!

Sucesso!

O País que Odiava o Futuro cap.II
No data was found

Adicione Evento

Nome do Evento
Status
Descrição do Evento
Galeria do Evento
Maximum file size: 3 MB
Vídeos do Evento
Documentos do Evento
Mandato

Adicione Mandato

Nome do mandato
Tem a Chancela do GRITA?
Status
Descricao
Galeria do Mandato
Maximum file size: 1 MB
Pessoa
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?