Carta Aberta ao Congresso Nacional

Carta Aberta ao Congresso Nacional
Ações junto ao Legislativo
A questão em jogo é muito maior do que o mandato de um ilustre Deputado. O que está em jogo é a credibilidade de instituições judiciárias que deveriam permanentemente zelar pela Democracia e combater a corrupção que a destrói.

CARTA ABERTA AO CONGRESSO NACIONAL – 18/05/2023

O Movimento GRITA! solidariza-se com todos os brasileiros que estão indignados com a cassação arbitrária e sem fundamento do Deputado Federal pelo Paraná, Deltan Dallagnol. Arbitrária por ter sido decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral em sessão na qual se coletou em poucos segundos os votos silenciosos e envergonhados de quem apenas obedeceu ao que já estava decretado pelo seu Presidente. E sem fundamento, pois a eleição de Deltan seguiu todos os trâmites exigidos pela Justiça Eleitoral desde seu registro até sua diplomação.

O argumento que veio a público para justificar esta violência é de fazer “corar um frade de pedra”, como dizia um ditado popular no século passado, quando alguma vergonha ainda era possível esperar de cidadãos de Bem. Segundo o que está registrado no processo, sua cassação foi preventiva! Procurando razoabilidade neste ato inexplicável, alegou-se que o Deputado Deltan poderia estar “pensando” no uso do mandato para se livrar de futuros e eventuais processos. Aceitar um processo inexistente como razão para perda de mandato legalmente conquistado é ignorar o elementar princípio da materialidade e da presunção de inocência, fundamentos do existir de um processo jurídico.

O meio açodado usado para cassar o mandato de Deltan, por si só, o torna nulo e expõe condutas que minam a autoridade dos juízes que dele participaram.

Senhores Congressistas. A questão em jogo é muito maior do que o mandato de um ilustre Deputado. O que está em jogo é a credibilidade de instituições judiciárias que deveriam permanentemente zelar pela Democracia e combater a corrupção que a destrói. Infelizmente, vemos sinais que indicam que estas instituições, a cada dia, parecem mais hesitantes em fazê-lo. Ao se tornarem lenientes com a corrupção, veem em Deltan um incômodo. Afinal, sua integridade tornou-o símbolo da luta da sociedade brasileira pelo fim da impunidade na política.

Jô Soares, com seu humor cáustico, certa vez fez a seguinte afirmação: “A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa.“ Precisamos combater esta imagem.

Nós, do Movimento GRITA!, só podemos esperar que as autoridades do judiciário, e os representantes do povo brasileiro com mandato no Congresso, face à essa aberração jurídica, sintam-se tão incomodados como nós, uma das entidades apoiadoras de um autêntico Estado Democrático de Direito.

Assinam o Conselho e Diretoria do Movimento GRITA!

Alexandre Baulé

Arnaldo Coutinho

Carlos Roberto Teixeira Netto

Cassio Taniguchi

Eduardo Guy de Manuel

Luiz Maria Esmanhoto

Manoel Afonso Loyola e Silva

Raul Antonio Del Fiol

Roberto Heinrich

Escrito por:

user
Grupo Executivo
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Compartilhe:

Leia Mais

Reforma Tributária

Tudo o que você queria saber sobre a Reforma Tributária (RT), mas tinha medo de perguntar.

COMUNICADO AOS ASSOCIADOS – 10/07/2023

Contribuir para a melhoria contínua da Democracia agindo em todas as instâncias do Poder Legislativo, para que sejam compostas por legítimos representantes do povo, íntegros e competentes.

Crescendo o número de Colaboradores

Crescendo o número de Colaboradores – grita.net.br Prezado Associado: O Grupo Magenta, está lançando uma campanha para que cada associado traga um novo colaborador a

Estatuto Social GRITA!

Conheça nosso Estatuto Social (pdf) Art. 4º A Associação tem por missão promover e divulgar ações para o fortalecimento da democracia e para o exercício

Mande Sua Mensagem

Cadastro de Eventos

Nome do Evento
Status
Descrição do Evento
Galeria do Evento
Maximum file size: 3 MB
Vídeos do Evento
Documentos do Evento
Mandato

Sucesso!

Sucesso!

Carta Aberta ao Congresso Nacional
No data was found

Adicione Evento

Nome do Evento
Status
Descrição do Evento
Galeria do Evento
Maximum file size: 3 MB
Vídeos do Evento
Documentos do Evento
Mandato

Adicione Mandato

Nome do mandato
Tem a Chancela do GRITA?
Status
Descricao
Galeria do Mandato
Maximum file size: 1 MB
Pessoa
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?