Hardware Aberto

O Hardware Livre apresenta-se como um meio de distribuição de projetos de hardware de forma aberta assim como o movimento Software Livre trabalha com programas e códigos. O termo expressa que o projeto de hardware é aberto, logo pode ser replicado, sendo possível encontrar disponível desde o design do circuito aos drivers para comunicação com o mesmo.

 Um grande exemplo deste tipo de tecnologia é o Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica que faz uso de um microcontrolador disposto para facilitar a interação de objetos e ambientes.

 O Arduino é uma opção interessante para pessoas que desejam realizar projetos com hardware livre pelo fato de ter diversas ferramentas livres disponíveis na internet, além de muitos exemplos de projetos com códigos e esquemas simples de serem realizados. Uma outra característica importante diz respeito ao fato de ele oferecer pouco risco no seu uso, o que garante sua utilização até por crianças. Utilizando-se apenas de conhecimentos básicos de eletrônica, é possível desenvolver projetos de automação caseira, monitoramento à distância, entre outras ideias.


Fonte: http://ccsl.ime.usp.br/pt-br/news/14/02/21/nao-sabe-o-que-e-hardware-livre-venha-descobrir-no-ccsl


Deixe uma resposta