Projetos

Aceleradora de projetosCriação e AprendizadoColaborarDistribuição GNU/LinuxPublicar

Aceleradora de ideias e projetos (Couting Tecnológico): Desenvolvimento, organização e potencialização de ideias e projetos de alunos do Ensino Superior ou de outras iniciativas sociais e tecnológicas. Esta iniciativa busca apoiar e fortalecer os trabalhos de conclusão de curso, projetos integradores ou projetos sociais fortalecendo sua criação, realizando o acompanhamento da proposta, consolidando a metodologia e buscando motivar o aluno para o empreendedorismo e a inovação na expectativa de que sua ideia se transforme em uma proposta sustentável, e que dê origem talvez a uma startup, negócio ou empresa. Trata-se de uma proposta para aproximar o projeto do aluno de profissionais com experiência para apoia-lo na consolidação de sua ideia. Apoiar na busca de financiamentos e recursos (crowdsourcing ou crowdfunding ) para implementação dos projetos.

Espaços de criação e aprendizado (hacklabs, hackatons, telecentros e laboratórios de desenvolvimento): Criação, organização e potencialização de espaços de colaboração, networking, troca de experiências, dojos de desenvolvimento, programação ao pares, desenvolvimento colaborativo e metodologias ágeis. Desenvolver espaços públicos e colaborativos em IES ou outras instituições parceiras para promover ações de capacitação, treinamento e colaboração aproximando os alunos de IES e intergrantes do #GRITA de profissionais de mercado, promovendo a partilha de conhecimentos e a troca de experiências. Esta ação busca fomentar novas comunidades de prática e o surgimento de novos projetos e comunidades de Software Livre e Tecnologias Abertas que poderão se integrar a rede http://colaborar.grita.net.br .

Colaborar – Rede de comunidades temáticas: Criação, desenvolvimento, organização e potencialização de comunidades de Software Livre e Tecnologias Abertas como forma de ampliar a construção, debate, diálogo e elaboração de informação e novos conhecimentos que permitam aos integrantes o aprofundamento e apropriação de novos conceitos e habilidades. A rede de colaboração permitirá que cada integrante tenha seu perfil pessoal, seu blog, e que quando agrupados em torno de temas construam comunidades de prática. O processo de aprendizado nessas comunidades será delineado pela construção de trilhas de aprendizagem ou de processos participativos e colaborativos de partilha de informações e construção de conhecimento. Nas trilhas de aprendizagem cada comunidade poderá realizar etapas (passos do caminho) do processo de aprendizagem, se apoiando em diversas ferramentas de colaboração, próprias da plataforma ou incorporadas da web.

Distribuição GNU/Linux para Ensino Superior de TI: Desenvolvimento de uma customização de distribuição GNU/Linux integrada a um sistema de catalogação de softwares, experiências educacionais, howtos, oficinas e materiais educacionais gratuitos, livres e abertos para apoio às disciplinas e conteúdos do Ensino Superior de TI. O repositório de material educaional será um sistema colaborativo de catalogação on line. A distribuição contará ainda com um gerador de scripts de instalação fácil on line a partir de um sistema colaborativo de softwares para instalação.

Publicar: Promover a publicação de artigos e livros sobre Software Livre e Tecnologias Abertas. Fomentar que integrantes e alunos do Ensino Superior que participam de projetos do #GRITA façam a publicação de seus trabalhos em revistas, congressos e eventos da área de tecnologia. Auxiliar na orientação, correção e aplicação das metodologias de pesquisa, assim como na estruturação e desenvolvimento do projeto de pesquisa.


Deixe uma resposta