Educação

As tecnologias e Recursos Educacionais Abertos representam o acesso democrático do cidadão aos conteúdos de diversos níveis do conhecimento com o objetivo de adquirir ou aprimorar o saber e para o desenvolvimento de competência informacional. Um dos objetivos do #GRITA é incentivar, promover e implementar tecnologias abertas e sustentáveis para utilização em educação, viabilizando para a sociedade uma oportunidade de obter uma aprendizagem tecnologicamente viável, justa e de qualidade, colaborando para a promoção da cidadania ativa.

Também apoiamos a proposta de expandir o ensino de ciência da computação (informática), tornando-a disponível em mais escolas e aumentando a participação de gênero e de grupos menos favorecidos, os quais são sub-representados nessa área. Consideramos que todo o cidadão necessitará cada vez mais dos conhecimentos mínimos de programação e de tecnologia para exercer sua cidadania efetiva. Assim todos os alunos, de todas as escolas, devem ter a oportunidade de aprender programação de computadores, software livre e tecnologias abertas.

É preciso ressaltar que não temos nenhuma restrição ao uso de tecnologias proprietárias para o aprendizado ou para a solução de problemas. 

Claro sempre que possível tentaremos utilizar as tecnologias livres e abertas!

É importante destacar também que nossas ações não estarão limitadas apenas à tecnologias livres e abertas, pois é importante reconhecer que nem sempre apenas tais tecnologias serão a solução de todos os problemas. Estudar e conhecer situações em que não existam ainda tecnologias livres e abertas é importante para promover a inovação e o surgimento de novas tecnologias abertas que ocupem esse espaço dominado apenas por tecnologias proprietárias.


Deixe uma resposta